
"Desalinho", por Lívia Limp – Quando o tecido vira memória, e a memória, arte.
Compartilhar
por Érik Belício, para o Blog Belíssimo
A segunda exposição da Bela Galeria faz morada no desalinho. E que beleza há nele. Lívia Limp chega ao nosso ateliê como quem dança com os tecidos – ou como quem chora sobre eles. Sua série, Desalinho, composta por quatro obras, é feita de fragmentos: roupas que já viveram histórias, pedaços de tecidos que um dia guardaram corpos e calor, franjas que embalaram sonhos. Tudo se costura numa colagem instintiva e precisa, como aquelas colchas feitas pelas mãos das mulheres de outrora, nas salas de estar da memória.
É arte feita com as sobras – e que, por isso mesmo, transborda significado.
Tem uma das obras que parece uma roupa depois de uma noite dançante, talvez um forró de verão onde o amor se perdeu no suor. Outra lembra alguém que se costurou novamente, ponto por ponto, após o rasgo de uma dor.
A vida escolhe alguns para serem artistas.
E quando ela costura essa escolha com a alma, nascem obras como essas.
E eu, que sou estilista e sempre vi beleza nas tramas do tecido, me emocionei.
Vi arte em cada dobra, em cada desfiado, em cada sobreposição desalinhada. Sonhei com os momentos que essas roupas viveram. E, hoje, os vivo através da memória de Lívia.
Ela, mulher, artista e designer de moda, trouxe sua potência têxtil para alegrar nosso Ateliê Belício. E, entre seus sonhos, decidi também expor os meus. Nas paredes entre as obras, vocês verão meus croquis – alguns desenhados aos 13 anos, em 2010, quando o sonho da moda ainda era uma faísca. Outros vieram aos 18, na coleção Veneza. Há também desenhos atuais, nascidos do calor da costura e do tempo.
E como se não bastasse ver arte na parede, ao final da exposição, o visitante é convidado a vestir.
Abaixo das obras, estão araras com roupas da Belício.
São peças feitas para viver um amor de verão, uma noite que dança até a alma, ou para quem quer, poeticamente, se recosturar.
Bem-vindas e bem-vindos à exposição Desalinho.
Aqui, a arte veste. E o vestir vira arte.
Desalinho #1
Tecidos, linha, zipper, bordados, lantejoulas, folhas de tecido, tule, franjas.
68x150cm
2024
Desalinho #2
Brocado, veludo, tule, napa, paetês, franjas
64x170cm
2024
Desalinho #4
Malha franzida, tule, franjas, aplicações bordadas, linha, zipper.
76x120cm
2025